Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisa | Contacto
Comemorar a Europa ! - 50 anos do Tratado de RomaIgnorar a barra de selecção das línguas (tecla de atalho=2) 01/02/2008
EUROPA > 50 anos > Notícias e Média > Artigos

A mobilidade dos estudantes é um impulso à aprendizagem ao longo da vida na Europa

A mobilidade dos estudantes é um impulso à aprendizagem ao longo da vida na Europa
Assegurar um ensino de elevada qualidade a todos os europeus, uma prioridade da UE.

26/10/07

O programa de intercâmbio de estudantes Erasmus tem objectivos ambiciosos: realizar 3 milhões de intercâmbios até  2012.

O ErasmusEnglish , um dos programas da União Europeia com mais êxito de sempre, comemora os 20 anos este ano. A conferência de encerramentoEnglish  das comemorações, que se têm desenrolado ao longo do ano, realizada em Lisboa em 4-5 de Outubro, reuniu várias organizações de estudantes, como a União de Estudantes EuropeusEnglish  e a Rede de Estudantes ErasmusEnglish , assim como responsáveis políticos de toda a União Europeia.

Lançado em 1987, o Programa Erasmus tornou possível a quase milhão e meio de estudantes passar um ano lectivo no estrangeiro, graças à colaboração de 2200 estabelecimentos do ensino superior de 31 países. Dados estatísticos recentes revelam que a mobilidade dos estudantes estimula o interesse dos jovens nos estudos superiores e ajuda-os a arranjar emprego, uma vez que os empregadores consideram a experiência Erasmus muito positiva. Actualmente, o programa pretende envolver cada vez mais jovens, combatendo desigualdades que poderiam levar a que os estudantes com menos meios económicos não pudessem participar no programa. Os novos objectivos prevêem que o número total de participantes desde o início do programa até 2012 atinja os três milhões.

Conceder a pessoas de todas as idades um acesso à aprendizagem ao longo da vida de alta qualidade é uma das principais prioridades da União Europeia. Existe uma vasta gama de programas no domínio da educaçãoEnglish  destinados aos cidadãos da União Europeia, nomeadamente crianças, professores, adultos e trabalhadores. Foram afectados quase 7 mil milhões de euros ao período de 2007-13 para promover a educação dos cidadãos europeus e ajudá-los a tirar partido das suas capacidades.

video Aprendizagem ao longo da vida - Programas UEEnglish

Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisa | Contacto | Topo da página