Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisa | Contacto
Comemorar a Europa ! - 50 anos do Tratado de RomaIgnorar a barra de selecção das línguas (tecla de atalho=2) 01/02/2008
EUROPA > 50 anos > Notícias e Média > Temas

Desenvolvimento sustentável: trabalhar para um futuro melhor

Desenvolvimento sustentável: trabalhar para um futuro melhor

30/01/07

A construção de edifícios ecológicos, a poupança de energia, os transportes urbanos não poluentes e as fontes de energia renováveis estarão no centro das atenções da primeira Semana Europeia da Energia Sustentável, que decorrerá de 29 de Janeiro a 2 de Fevereiro simultaneamente na Bélgica, em França e em Espanha.

A necessidade de proteger o ambiente e de passar rapidamente para formas sustentáveis de desenvolvimento económico é, neste momento, universalmente reconhecida. Uma das principais prioridades da União Europeia é apoiar e promover um modelo de desenvolvimento que reduza a pobreza e que não seja prejudicial para a natureza.

A Semana da Energia Sustentável destina-se a todos os cidadãos europeus e procura dar resposta a perguntas práticas como: "Que aparelhos electrodomésticos escolher?" ou "Como conciliar o crescimento económico e a produção de bens respeitadores do ambiente?" Centrar-se-á igualmente na utilização mais eficiente da energia e no desenvolvimento das fontes de energia renováveis, tais como os biocombustíveis, a energia eólica e a energia solar.

O desenvolvimento sustentável é uma preocupação fundamental das várias políticas da União Europeia e a segurança do abastecimento energético e a luta contra as alterações climáticas constituem alguns dos principais temas de debate a nível europeu. O Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, afirmou recentemente: "A luta contra as alterações climáticas, através de várias políticas, entre as quais a política energética, deve constituir uma das principais missões para o futuro da Europa".

A Comissão pretende transformar a Semana da Energia Sustentável num evento anual centrado nas questões relacionadas com a energia em toda a Europa.

Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisa | Contacto | Topo da página