Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisa | Contacto
Comemorar a Europa ! - 50 anos do Tratado de RomaIgnorar a barra de selecção das línguas (tecla de atalho=2) 01/02/2008
EUROPA > 50 anos > Notícias e Média > Artigos

Os jovens europeus têm uma palavra a dizer

Os jovens europeus têm uma palavra a dizer
Fotografia de grupo: alguns dos participantes na Semana Europeia da Juventude

15/06/07

A Europa convida os jovens a dialogar e a participar activamente numa sessão de trabalho de uma semana com a presença de responsáveis políticos da União Europeia.

Cerca de 200 jovens de 35 países europeus reuniram‑se de 3 a 6 Junho, em Bruxelas, no quadro da terceira Semana Europeia da JuventudeEnglish (en)  para dar a conhecer a sua visão para o futuro da Europa e o que pensam sobre as políticas que afectam directamente as suas vidas. Este evento promove programasEnglish (en)  e políticas para a juventude e convida a um diálogo activo entre os decisores políticos e os jovens. Este ano os temas centrais são a inclusão social e a diversidade.

Algumas das questões que suscitaram mais interesse foram a não exigência de vistos ou de taxas suplementares aos estudantes de países terceiros, a designação de um único representante da União Europeia no Conselho de Segurança das Nações Unidas e a concessão do o direito de voto aos jovens de 16 anos a tempo para as eleições do Parlamento Europeu de 2009.

As conclusõesEnglish (en)  das férteis discussões realizadas durante esta semana incluem recomendações políticas que os representantes da União Europeia prometeram ter em conta no futuro. Algumas destas recomendações serão directamente aproveitadas numa fase precoce da elaboração das políticas.  Muitas estão associadas à política de juventude, sendo um dos exemplos a criação de centros de informação para a juventude em todos os países da União Europeia com o fim de cobrir todos os temas directamente relacionados com os jovens como os comportamentos de intimidação (bullying), a saúde sexual, o consumo de droga, a violência doméstica e o desemprego.

Para o Comissário para a Juventude Ján Figel’, os jovens desempenham um papel muito importante e devem continuar a participar activamente no processo político.

 «Os jovens não precisam de mais declarações; chegou o momento de agir», referiu a deputada do Parlamento Europeu Lissy Groner, encorajando os jovens a convencerem os seus representantes no Parlamento Europeu a colocarem estas conclusões no topo do programa político nacional.

Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisa | Contacto | Topo da página