Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisa | Contacto
Comemorar a Europa ! - 50 anos do Tratado de RomaIgnorar a barra de selecção das línguas (tecla de atalho=2) 01/02/2008
EUROPA > 50 anos > Notícias e Média > Artigos

Grafitti dão novo visual a Turim para comemorar os 50 anos da Europa

Grafitti dão novo visual a Turim para comemorar os 50 anos da Europa
Artistas a trabalhar

06/07/07

Artistas de rua comemoram os 50 anos da União Europeia pintando muros degradados com frases inspiradas nos valores europeus.

Dos muitos eventos que comemoraram o Dia da Europa este ano, Sinais da Europaitaliano (it) foi certamente um dos mais originais. Este evento que teve lugar de 7 a 9 de Maio, foi organizado pela cidade de Turimitaliano (it) e pela associação il Cerchio e le Gocceitaliano (it), que promove  a escrita e a pintura grafitti em colaboração com poetas da Opiemme. Os grafitters deram uma nova vida a três muros degradados desta cidade italiana com um intenso colorido e frases dos pais fundadores da União Europeia e de outros visionários.

A famosa frase do Professor Keating no filme O Clube dos Poetas Mortos, “Independentemente do que te disserem, as palavras e as ideias podem mudar o mundo”, sintetiza bem o objectivo do grafitti dos 50 anos da União Europeia. Este evento tira o debate sobre a Europa da torre de marfim da União Europeia, levando-o para a rua.

As citações foram seleccionadas no quadro de uma oficina em que participaram alunos das escolas e um jovem poeta. As palavras de Jean Monnet, Albert Einstein, Santo Agostinho, William Faulkner e de muitos outros foram escolhidas para dar voz às ideias dos jovens sobre a Europa.

“O evento foi difícil de organizar" referiu Danzio Bonavia da associação il Cerchio e Le Gocce. “No entanto, a edilidade, os transeuntes e o comércio local mostraram grande entusiasmo. Esperamos agora que os grafitti se tornem uma das atracções turísticas da cidade." Ao reconhecer o valor da arte de rua, a cidade de Turim provou que a famosa citação de Albert Einstein "É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito" nem sempre corresponde à verdade.

Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisa | Contacto | Topo da página