Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisa | Contacto
Comemorar a Europa ! - 50 anos do Tratado de RomaIgnorar a barra de selecção das línguas (tecla de atalho=2) 01/02/2008
EUROPA > 50 anos > Notícias e Média > Artigos

Grandes ambições para a ajuda humanitária

Grandes ambições para a ajuda humanitária
Ajuda da União Europeia chega a Moçambique após o ciclone Favio em Fevereiro de 2007

24/08/07

A União Europeia procura melhorar a resposta às crises humanitárias através da definição de princípios e valores claros.

Enquanto maior doador de ajuda do mundo, a Comissão Europeia adoptou em Junho uma Comunicação em defesa das causas humanitárias, condenando as violações do direito internacional e os ataques contra os trabalhadores humanitários e sublinhando os principais princípios e valores subjacentes ao compromisso da União Europeia para com a ajuda humanitária.

Estes princípios e valores foram definidos na sequência de um ano de consultasEnglish  com organismos humanitários (ONG, os organismos especializados das Nações Unidas e entidades). Estas consultas puseram em destaque aspectos fundamentais que afectam a eficiência com que os trabalhadores humanitários prestam a ajuda: neutralidade, imparcialidade, respeito pelo direito humanitário e princípios da ajuda humanitária.

Seguir-se-á uma declaração conjuntaEnglishFrançais  que exprimirá um consenso da União Europeia em matéria de princípios e melhores práticas da acção humanitária. A intenção é garantir uma ajuda o mais eficiente possível e lutar por uma abordagem mais consistente em que todos os intervenientes, nomeadamente a União Europeia, os Estados-Membros e os parceiros encarregados de execução no terreno, possam cooperar de uma forma rápida e coerente.

«As pessoas precisam urgentemente da nossa ajuda no Darfur, no Médio Oriente, no Sri Lanca e muitas outras regiões problemáticas do mundo. O impacto da nossa resposta será mais forte se trabalharmos em estreita colaboração a nível da União Europeia para garantir um acesso adequado às zonas de crise» declarou o Comissário responsável pelo Desenvolvimento, Louis Michel.

Um inquéritoEnglishFrançais  recente revela que nove em cada dez europeus são favoráveis à participação europeia na ajuda humanitária. Metade dos inquiridos acredita que a ajuda é mais eficiente quando prestada através da União Europeia.

O Serviço de Ajuda Humanitária da União Europeia (ECHOEnglishFrançais ) é o maior fornecedor de ajuda humanitária do mundo. Por ano, gasta mais de 700 milhões de euros para, através de 200 parceiros (ONG e agências das Nações Unidas), dar ajuda a cerca de 18 milhões de pessoas em mais de 60 países.

Vídeos sobre a ajuda humanitáriaEnglishFrench

A ajuda humanitária e a União Europeia (brochura)

Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisa | Contacto | Topo da página