Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisa | Contacto
Comemorar a Europa ! - 50 anos do Tratado de RomaIgnorar a barra de selecção das línguas (tecla de atalho=2) 01/02/2008
EUROPA > 50 anos > Notícias e Média > Temas

A Presidência alemã da União Europeia pretende dar um novo impulso ao processo constitucional

A Presidência alemã da União Europeia pretende dar um novo impulso ao processo constitucional

15/02/07

A Constituição Europeia estará no centro da Agenda da Presidência alemã da União Europeia, que está prestes a começar. Outras prioridades são o crescimento e o emprego, o reforço da liberdade, segurança, justiça e estabilidade para todos os europeus e o controlo das alterações climáticas.

Sob o lema "Unida, a Europa acontece!", a Alemanha assumirá a Presidência em 1 de Janeiro de 2007.   Cada país da União exerce rotativamente a Presidência do Conselho, por um período de seis meses, tendo assim a oportunidade de fazer avançar alguns temas da agenda da União Europeia. Durante o mandato da Presidência alemã, uma das prioridades será o futuro da Europa.

Mais especificamente, o objectivo consiste em fixar um calendário para a adopção da Constituição Europeia. A Chanceler alemã Angela Merkel declarou que a questão da Constituição tem de ficar resolvida antes das próximas eleições para o Parlamento Europeu e que a Alemanha envidará todos os esforços nesse sentido. Adiantou, porém, que a reformulação do texto não estaria concluída durante o primeiro semestre de 2007.

Outra das grandes prioridades da Presidência alemã será o combate às alterações climáticas, tencionando apoiar o trabalho da Comissão neste domínio.

O início da Presidência será marcado pela introdução de um novo sistema de presidência tripartida. Isto significa que a Alemanha consultará Portugal e a Eslovénia, os países que irão assumir as duas próximas presidências, com o fim de melhorar a planificação das actividades. Estes três países prepararão em conjunto a cimeira Europa‑África, que se realizará sob a Presidência portuguesa.

Sítio Web da Presidência Alemã.

Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisa | Contacto | Topo da página