Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisa | Contacto
Comemorar a Europa ! - 50 anos do Tratado de RomaIgnorar a barra de selecção das línguas (tecla de atalho=2) 01/02/2008
EUROPA > 50 anos > Notícias e Média > Temas

Acesso mais fácil aos cuidados de saúde no estrangeiro

Acesso mais fácil aos cuidados de saúde no estrangeiro

16/11/07

A União Europeia possui várias regras destinadas a ajudá-lo a obter tratamento médico e a suportar as suas despesas com a saúde, quer previstas quer imprevistas, quando viaja pela Europa.

Quer você seja português e esteja em trabalho em Londres ou polaco e de férias numa praia italiana, viajar pela Europa nunca foi tão fácil. Mas o que deve fazer se ficar doente?

O Cartão Europeu de Seguro de DoençaDeutschEnglishfrançais (válido em 31 paísesDeutschEnglishfrançais ) garante-lhe tratamento médico durante uma estadia temporária noutro país europeu, assim como o reembolso das despesas médicas pelas autoridades da saúde do seu país natal. O cartão é gratuito e não contém nenhuns dados médicos. Contacte o seu serviço de seguro de doença para obter um cartão.

Se se deslocar ao estrangeiro especificamente para obter tratamento, são aplicáveis regras diferentes. Regra geral, as suas despesas médicas são cobertas unicamente se o país onde tem o seu seguro de doença reconhecer o tratamento. Nesse caso, deve requerer a necessária autorização ao seu serviço de seguro de doença antes da partida.

Cada país tem o seu próprio sistema de segurança social. As regras da União Europeia asseguram a coordenaçãoDeutschEnglishfrançais, mas não a harmonização desses sistemas. Consequentemente, os vários países são livres de decidir que benefícios oferecer, na condição de respeitarem o princípio da igualdade de tratamento e da não discriminação.

Sítio Web da União Europeia sobre os cuidados de saúde no estrangeiro

Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisa | Contacto | Topo da página