Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisa | Contacto
Comemorar a Europa ! - 50 anos do Tratado de RomaIgnorar a barra de selecção das línguas (tecla de atalho=2) 01/02/2008
EUROPA > 50 anos > Notícias e Média > Artigos

Coragem, ética e talento: 15 jornalistas galardoados

Coragem, ética e talento: 15 jornalistas galardoados
Leu Siew Ying felicitada pelo seu empenhamento a favor dos direitos do Homem e da democracia.

15/06/07

Os habitantes de uma aldeia chinesa protestam contra um dirigente corrupto: Leu Siew Ying, jornalista de Hong Kong, relata a sua história e ganha o Prémio Lorenzo Natali de 2006.

O Prémio Lorenzo NataliEnglishespañolfrançais recompensa os jornalistas que se distinguiram na luta pelos direitos do Homem e pela democracia. A edição deste ano bateu todos os recordes com a participação de mais de 1500 candidatos oriundos de 165 países.

A 3 de Maio, Louis Michel, Comissário europeu responsável pelo desenvolvimento e pela ajuda humanitária, felicitou os 15 finalistas provenientes de cinco regiões do Mundo – África, Ásia e Pacífico, Europa, América Latina e Caraíbas e o Mundo Árabe, Irão e Israel. Louis Michel recordou o «papel crucial que os jornalistas desempenham na defesa da democracia e dos direitos do Homem, desde que dêem provas de ética e de talento. Sem democracia e sem liberdade de imprensa, o desenvolvimento não é duradouro.»

A liberdade de imprensa e o acesso à informação são parte integrante dos direitos fundamentais que a Europa promove activamente no interior e no exterior das suas fronteiras, nomeadamente graças à Iniciativa europeia para a democracia e os direitos do HomemEnglishfrançais.

Em 3 de Maio, a Comissão Europeia associou‑se à UNESCO para comemorar o Dia Mundial da Liberdade de ImprensaEnglishfrançais. A edição deste ano teve por tema a liberdade de imprensa, a segurança dos jornalistas e a impunidade dos crimes cometidos contra estes últimos. Numerosos jornalistas são ainda hoje vítimas de intimidações, ameaças e censura ou arriscam as vidas no exercício da sua profissão. O Prémio Mundial da Liberdade de ImprensaEnglishfrançais foi atribuído, a título póstumo, a Anna Politkovskaya, jornalista russa assassinada a 7 de Outubro último.

Por fim, a Comissão lançou um apelo para a libertação de Alan Johnston, o correspondente da BBC em Gaza, mantido refém desde 12 de Março.

Conferência de imprensa: a Comissão defende a liberdade de imprensa em todo o mundo (áudio)

Louis Michel durante a cerimónia de entrega dos Prémios Lorenzo Natali (áudio)

Benita Ferrero-Waldner pronuncia-se sobre o rapto de Alan Johnston (vídeo) English (1'23")

Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisa | Contacto | Topo da página