Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisa | Contacto
Comemorar a Europa ! - 50 anos do Tratado de RomaIgnorar a barra de selecção das línguas (tecla de atalho=2) 01/02/2008
EUROPA > 50 anos > Notícias e Média > Artigos

A Presidência Portuguesa quer um novo tratado para Outubro

A Presidência Portuguesa quer um novo tratado para Outubro
José Sócrates, Primeiro‑Ministro português, Angela Merkel, Chanceler alemã, e os ministros dos negócios estrangeiros, Frank-Walter Steinmeier e Luís Amado, durante a última cimeira europeia

29/06/07

A 1 de Julho, Portugal assume a Presidência da União Europeia por seis meses.

Um tratado europeu em Outubro: eis a grande prioridade da Presidência Portuguesa. No fim do Conselho Europeu de 21 e 22 de Junho último, o Primeiro‑Ministro português, José Sócrates, anunciou com efeito que a Presidência convocará uma conferência intergovernamental para 23 de Julho. Incumbirá então aos representantes dos Estados‑Membros a redacção do futuro tratado europeu.

De entre as prioridadesEnglishfrançais conta‑se a preparação de um novo ciclo da estratégia para o crescimento e o empregoDeutschEnglishfrançais que a Presidência Portuguesa pretende orientar mais para a inovação.

No domínio da justiça e dos assuntos internos, os principais pontos da ordem de trabalhos serão a imigração, clandestina ou não, e a adesão de novos Estados‑Membros ao Espaço SchengenDeutschEnglishfrançais .

Por fim, no que respeita às relações externas, a Presidência Portuguesa concentrar‑se‑á nas relações com o Brasil e os países africanos e mediterrânicos. Pontos altos serão a primeira Cimeira União Europeia‑Brasil, a 4 de Julho, e a Cimeira União Europeia‑África em Dezembro, que deverá conduzir à adopção de uma estratégia comum.

Desde Janeiro de 2007, está em vigor um novo sistema de rotação da Presidência do Conselho da União Europeia que prevê a aplicação de um  programa comumDeutschEnglishfrançais para as três presidências que se sucedem. As presidências alemã, portuguesa e eslovena estabeleceram assim em conjunto as seguintes quatro grandes prioridades: a redacção de um novo tratado, a consolidação da estratégia de Lisboa, a adaptação das políticas de justiça e segurança à evolução da situação mundial e, por fim, o reforço do papel da União Europeia na cena internacional. Se bem que a presidência seja tripartida, cada um dos três países assume oficialmente as rédeas durante o semestre que lhe compete. Portugal determinou, portanto, as suas próprias orientações para cada uma das grandes prioridades.

Consulte o sítio Internet da Presidência Portuguesa

Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisa | Contacto | Topo da página