Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisa | Contacto
Comemorar a Europa ! - 50 anos do Tratado de RomaIgnorar a barra de selecção das línguas (tecla de atalho=2) 01/02/2008
EUROPA > 50 anos > Notícias e Média > Artigos

Águas balneares limpas: A Europa vai a banhos!

Águas balneares limpas: A Europa vai a banhos!
Os veraneantes podem tomar banho descansadamente nas águas dos Países Baixos.

10/08/07

2006 foi um bom ano para as águas balneares: a grande maioria das estâncias balneares da União Europeia respeita as normas sanitárias europeias, permitindo assim que os veraneantes tomem banho despreocupadamente.

Com o Verão à porta, milhões de veraneantes vão brevemente invadir as praias europeias. Mas estarão suficientemente informados sobre o grau de poluição das águas balnearesEnglish? A Comissão adoptou esta semana o seu relatório anual na matéria, apresentando resultados muito encorajadores. Mais de 96 % das estâncias costeiras respeitam as exigências sanitárias da Directiva relativa à qualidade das águas balneares. As zonas balneares de água doce registam resultados mais modestos (89 %), mas a qualidade das suas águas melhorou significativamente desde 2005.

Pela primeira vez, os dados provenientes de todos os Estados-Membros puderam ser comparados. Os "antigos" Estados-Membros obtêm os melhores resultados, mas os "novos" registaram maiores progressos de um ano para o outro.

A qualidade das águas balneares é examinada anualmente com base em parâmetros bacteriológicos e físico-químicos. A Directiva de 1976 relativa às águas balneares fixa critérios mínimos a respeitar obrigatoriamente pelos Estados-Membros, bem como critérios facultativos que permitem aos países que assim o desejem ir mais longe neste domínio.

Em 2006, mais de 21 000 zonas balneares foram controladas. Apesar de um ligeiro aumento do número de zonas controladas em relação ao ano precedente, a Comissão acompanha com grande preocupação o facto de os Estados-Membros terem retirado 254 zonas balneares das listas nacionais sujeitas às exigências da directiva. Com efeito, alguns destes casos não têm uma justificação válida e servem de facto para dissimular problemas de poluição, falseando simultaneamente os resultados do relatório anual. Por conseguinte, a Comissão decidiu instaurar processos por infracção contra 11 Estados-Membros devido à retirada de perto de 7 000 zonas balneares das suas listas nacionais desde o início dos anos 90.

Para passar as suas férias despreocupadamente, consulte os relatórios anuaisEnglish bem como o atlas turísticoEnglish disponível no sítio Web da Comissão sobre as águas balneares.

Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisa | Contacto | Topo da página