Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisa | Contacto
Comemorar a Europa ! - 50 anos do Tratado de RomaIgnorar a barra de selecção das línguas (tecla de atalho=2) 01/02/2008
EUROPA > 50 anos > Notícias e Média > Artigos

Unidos na diversidade em 2008

Unidos na diversidade em 2008

21/12/07

Celebridades lançam Ano Europeu do Diálogo Intercultural.

Culturas diferentes a dialogar umas com as outras, compreender os ideais dos outros e aprender a viver com as diferenças: o Ano Europeu do Diálogo InterculturalDeutschEnglishespañolfrançais tem como objectivo unir os povos da Europa neste mundo complexo que é o nosso actualmente.

"Unidos na diversidade" é a palavra de ordem da campanha de promoção que teve início a 4 de Dezembro. No lançamento desta iniciativa estiveram presentes várias celebridades que promoverão os eventos organizados sob a égide do diálogo intercultural na Europa ao longo de todo o ano de 2008. Entre os embaixadores de boa vontade, figuram o escritor brasileiro Paulo Coelho, o realizador de cinema romeno Radu Mihǎileanu e a estrela sérvia da Eurovisão Marija Šerifović.

Um recente inquérito EurobarómetroEnglish (the survey will appear at 12.00) confirma que a maioria dos europeus está de acordo com a decisão de comemorar o diálogo intercultural no continente. Três quartos dos europeus acreditam que pessoas com vivências diferentes enriquecem a vida cultural do respectivo país.

O Comissário Europeu para a Cultura Englishfrançais, Ján Figel’, reconhece que muitos dos desafios mais significativos com que a Europa se defronta têm a ver com as relações interculturais: “O Ano Europeu de 2008 constitui uma óptima oportunidade para explorar a forma de melhorar o diálogo intercultural e as nossas relações”.

Durante a cerimónia de lançamento do ano europeu, foram apresentados sete projectos emblemáticos, que serão financiados ao longo do ano. Os referidos projectos dizem respeito à cultura urbana, às artes populares, à participação da juventude, às migrações, aos meios de comunicação social, à ligação de iniciativas locais, a projectos vídeo e a actividades em comunidades de imigrantes. Além desses projectos, a Comissão prestará ainda apoio a 27 projectos nacionais, um por cada país da UE. 

Na cerimónia de lançamento, participaram também crianças de origens étnicas diversas provenientes de várias escolas de Bruxelas, que ilustraram por meio de pinturas a visão que têm dos outros. Estas estarão patentes no edifício Berlaymont da Comissão, em Bruxelas, devendo ser utilizadas ao longo do ano para ilustrar a campanha.

Foi criado um sítio Web especialDeutschEnglishespañolfrançais, que funcionará como um espaço europeu para promover o diálogo intercultural. Espera-se que esta iniciativa incentive os contactos entre as partes interessadas, assim como a partilha das melhores práticas. Até à data, inscreveram-se 500 pessoas e organizações. 

Ao longo de 2008, serão organizadas actividades nos 27 países da União Europeia. Além disso, serão organizados seis debates especiais em Bruxelas sobre vários temas como artes e património, diálogo inter-religioso e migração e integração. A fim de garantir um impacto duradouro, a União Europeia espera criar uma fundação para iniciativas políticas no domínio do diálogo intercultural.

Commissioner Figel’ on intercultural dialogue (2'01")

Os valores culturais europeus

Pela diversidade. Contra a discriminação.  (30")

Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisa | Contacto | Topo da página