Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisa | Contacto
Comemorar a Europa ! - 50 anos do Tratado de RomaIgnorar a barra de selecção das línguas (tecla de atalho=2) 01/02/2008
EUROPA > 50 anos > Notícias e Média > Temas

Área euro acolhe mais um membro, com a adopção do euro pela Eslovénia

Área euro acolhe mais um membro, com a adopção do euro pela Eslovénia

15/01/07

Em 1 de Janeiro, a área euro acolheu um novo membro. A Eslovénia abandonou a sua moeda nacional, o tolar, e adoptou o euro. É o primeiro dos dez países que aderiram à União Europeia em 2004 a cumprir os requisitos económicos de admissão ao «clube do euro».

Malta e Chipre serão os próximos membros da União Europeia a adoptar a moeda única em 2008. Estes dois países já estão familiarizados com o euro devido aos seus importantes sectores do turismo. Por seu lado, os doze países que adoptaram a moeda única há cinco anos já beneficiam plenamente das vantagens práticas que ela proporciona.

A facilidade de utilização nas viagens entre os países da área euro, bem como a transparência dos preços, são os benefícios mais evidentes da moeda única, quetambém promove o sentimento de uma realidade comum entre os europeus. Economicamente, o euro aumenta a eficácia do mercado único da União Europeia, tornando-o mais estável e atractivo para os investidores estrangeiros. Além disso, demonstrou ser mais eficaz do que as moedas nacionais para amortizar os choques económicos externos. De facto, proporciona um relativo grau de protecção tal como sucedeu durante a mais recente crise petrolífera.

A Comissão Europeia faz uma análise positiva da evolução da área euro em 2006. Porém, assinala a necessidade de consolidação dos orçamentos dos países membros da área euro, através de mais incentivos à concorrência e da reforma dos mercados de trabalho.

Vídeo - o euro

Vídeo - a Eslovénia adopta o euro

Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisa | Contacto | Topo da página