Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisa | Contacto
Comemorar a Europa ! - 50 anos do Tratado de RomaIgnorar a barra de selecção das línguas (tecla de atalho=2) 01/02/2008
EUROPA > 50 anos > Notícias e Média > Artigos

Pontos altos do Dia da Europa

Pontos altos do Dia da Europa
Guias alpinos içam a bandeira da União Europeia num pico dos Alpes

15/05/07

Dos espectaculares cumes alpinos à criação cinematográfica, o patromónio, a arte e as realizações europeias exaltam a diversidade cultural europeia.

Às 10h30m em ponto do dia 9 de Maio, cinquenta guias de montanha hastearam a bandeira da Europa em cinquenta picos por toda a Itália. Dos Alpes aos vulcões do Vesúvio e do Etna, a bandeira europeia flutuou assinalando os 50 anos da União Europeia. A ambiciosa escalada foi organizada pela associação Guide alpine della Lombardiait  simultaneamente para sublinhar a contribuição da União Europeia para a paz na Europa por ocasião dos 50 anos e para celebrar o esplendor das montanhas e regiões da Europa de extraordinária beleza natural.

Também os austríacos festejaram de forma espectacular o Dia da Europa em Viena, com um gigantesco tapete de flores no parque “Blumengärten Hirschstetten”. Com uma dimensão de 30mX25m, o tapete de flores representava o mapa da Europa e utilizava várias cores e tons para indicar os diferentes países e as várias vagas de adesão.

27 países, 27 filmes, 4 cidades, 432 ecrãs – tudo somado deu o Eurocine27English (en)Français (fr)Nederlands (nl) . Em homenagem aos talentos cinematográficos europeus, durante o Dia da Europa foram projectados 27 filmes inéditos, um por cada país da União Europeia, em Roma, Paris, Madrid e Bruxelas. Um dia ideal para uma imersão total na diversidade cultural europeia!

O Parlamento Europeu em Bruxelas foi palco de um evento dedicado ao património científico, intelectual e cultural da Europa. Foi organizada uma sessão solene especial no Dia da Europa que contou com a participação de 13 prémios Nobel europeus, entre os quais o antigo Presidente da Polónia, Lech Wałęsa, e o físico italiano Carlo Rubbia, que foram convidados a falar sobre as realizações do passado, presente e futuro da União Europeia.

Bruxelas inaugurou os festejos a 5 de Maio com a anual jornada "Portas Abertas" nas instituições europeias. Mais de 70 000 visitantes, entre os quais a Rainha Paola da Bélgica, entraram nos edifícios da União Europeia para os verem por dentro e terem uma ideia do que é o dia‑a‑dia do trabalho dos funcionários da UE.

"Dia da Europa" – Bandeiras da UE nos Alpes (vídeo) 2'29"

Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisa | Contacto | Topo da página