Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisa | Contacto
Comemorar a Europa ! - 50 anos do Tratado de RomaIgnorar a barra de selecção das línguas (tecla de atalho=2) 01/02/2008
EUROPA > 50 anos > Notícias e Média > Artigos

Cimeira europeia – acordo sobre o tratado reformado

Cimeira europeia – acordo sobre o tratado reformado
A Chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, durante a cimeira

25/06/07

Após difíceis negociações, a União Europeia chega a acordo quanto a um tratado reformado, fazendo sair a constituição do beco sem saída em que se encontrava.

Muitos observadores não acreditavam que fosse possível, mas a maratona de negociações que se prolongou até à madrugada do dia 23 de Junho deu um novo impulso à União Europeia. O Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, congratulou‑se com o resultado, declarando: «Chegar a um acordo era um teste de credibilidade para a União Europeia. Este tratado reformado mostra que a Europa é capaz de agir.»

Os líderes europeus encontraram soluções para uma série de problemas complexos. O novo texto tornará a Carta dos Direitos Fundamentais juridicamente vinculativa. A União Europeia terá um Alto Representante da Política Externa e de Segurança e um presidente permanente. O reforço do papel dos parlamentos nacionais e a redução do número dos comissários europeus a partir de 2014 são alguns dos outros pontos acordados. 

«Era muito importante chegar a um acordo sobre uma estrutura e um modo de funcionamento que permita à União Europeia enfrentar melhor os desafios do século XXI», escreve no seu blogueEnglish (en)  a Vice‑Presidente da Comissão Europeia, Margot Wallström.

O Não da França e dos Países Baixos à constituição em 2005 não caiu em saco roto. Uma conferência intergovernamental irá agora estudar as alterações a introduzir nos tratados existentes para tornar a União Europeia alargada mais eficiente, reforçar a sua legitimidade democrática junto dos cidadãos europeus e levá‑la a falar a uma só voz a nível mundial. Um projecto de texto está previsto para finais de 2007.

O novo tratado terá de ser ratificado por todos os Estados‑Membros antes das próximas eleições para o Parlamento Europeu de 2009.  Uma vez ratificado, o tratado entrará em vigor em 2009.

Declaração do Presidente da Comissão Europeia, Durão BarrosoEnglish (en)  (3'53")

Excertos da conferência de imprensa da PresidênciaEnglish (en)  (5'13")

Conselho Europeu de Bruxelas - 21 e 22 de junho de 2007 - conclusões da presidência

Declaração de Berlim pdf - 67 KB [67 KB] български (bg) čeština (cs) dansk (da) Deutsch (de) eesti keel (et) ελληνικά (el) English (en) español (es) français (fr) italiano (it) latviešu valoda (lv) lietuvių kalba (lt) magyar (hu) Malti (mt) Nederlands (nl) polski (pl) română (ro) slovenčina (sk) slovenščina (sl) suomi (fi) svenska (sv)

Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisa | Contacto | Topo da página