Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisar | Contacto
Comemorar a Europa ! - 50 anos do Tratado de RomaIgnorar a barra de selecção das línguas (tecla de atalho=2)
EUROPA > 50 anos > Logótipo dos 50 anos

A selecção do logotipo

O logotipo dos 50 anos da UE é o vencedor de um concurso lançado pela União Europeia para a concepção de um logotipo comemorativo dos 50 anos do Tratado de Roma.

Informações sobre:

 

O concurso

Com o slogan «Parabéns UE», a União Europeia lançou, em 6 de Julho de 2006, um concurso para o logotipo que seria o símbolo oficial das comemorações dos 50 anos do Tratado de Roma.

O concurso foi organizado pela Comissão Europeia, Parlamento Europeu, Comité Económico e Social Europeu e Comité das Regiões

Este concurso estava aberto aos estudantes de arte, design gráfico, design da comunicação, comunicação visual, design de média ou disciplinas afins, bem como a designers profissionais que concluíram a licenciatura em 2006 num dos 27 Estados-Membros. Os concorrentes deviam criar um logotipo e, se o desejassem, um “slogan”, sobre a integração europeia. O logotipo devia evocar o tema dos 50 anos do Tratado de Roma e reflectir as realizações da UE (como a paz e a prosperidade) e o seu futuro (ou seja, o tipo de UE que os concorrentes ambicionam para as gerações futuras).

O concurso, que terminou em 30 de Setembro de 2006, atraiu um número de participantes inesperadamente elevado – 1 701 – de todos os Estados-Membros.

A selecção dos logotipos vencedores foi realizada em duas fases.

Em primeiro lugar, um painel de 11 peritos em arte e design de renome internacional analisou todas as propostas e seleccionou os 10 melhores logotipos de entre as 1 701 propostas iniciais.

Os três melhores logotipos foram seleccionados por um júri final constituído por Hans Brunmayr, director-geral da Unidade Imprensa, Comunicação e Protocolo do Conselho da União Europeia, Jillian van Turnhout, vice-presidente do Grupo das Actividades Diversas do Comité Económico e Social Europeu, Claude Du Granrut, membro do Comité das Regiões e conselheiro da região da Picardia em França e, finalmente, Margot Wallström, vice-presidente da Comissão Europeia, e Alejo Vidal-Quadras, vice-presidente do Parlamento Europeu, co-presidentes do júri.

As decisões do júri foram anunciadas numa cerimónia de entrega dos prémios realizada em Bruxelas em 17 de Outubro de 2006, para a qual foram convidados os dez finalistas.

O vencedor foi Szymon Skrzypczak, estudante da Academia de Belas Artes de Poznan (Polónia). Recebeu um prémio no montante de 6 000 euros. Tore Rosbo da Dinamarca e Jenny Lundgren da Suécia receberam o segundo e o terceiro prémios, de 4 000 e 2 000 euros, respectivamente. Foi igualmente entregue um troféu aos vencedores dos 3 primeiros prémios e um diploma aos 10 finalistas.

Os vencedores

Skrzypczak, Szymon (Polónia): 1º lugar - «Tögethér»

“Tögethér”

Em conformidade com o Plano D da Comissão Europeia (Democracia, Debate, Diálogo), este logotipo representa graficamente a voz de todos os europeus, especialmente das novas gerações. Estes europeus querem paz, estabilidade e prosperidade, mas sem abdicarem do seu direito à individualidade e à diversidade. A palavra «Together» exprime de uma forma simples e directa tudo o que estava inicialmente subjacente à ideia da Europa: não apenas a política, ou o dinheiro, ou as fronteiras geográficas, mas sobretudo a cooperação e a solidariedade.

Os diferentes caracteres, através dos diferentes grafismos, representam a diversidade da história e da cultura europeias, mantendo-se «juntas» (together) pelo significado da própria palavra. A ironia inspirada pelas marcas comerciais adequa-se perfeitamente ao carácter único e excepcional da comemoração do 50.º aniversário. A linha inferior «DESDE 1957» constitui uma parte essencial dessa ironia e, sobretudo, a principal referência ao Tratado de Roma.

Szymon Skrzypczak nasceu em 3 de Outubro de 1983 e estuda actualmente na Academia de Belas Artes des Poznan. Está a especializar-se em design gráfico e ilustração. Além dos estudos, este estudante de 23 anos interessa-se por desenho, escultura, design, música e desporto.

Rosbo, Tore (Dinamarca): 2º lugar - «Culturas cruzadas»-

“Culturas cruzadas”

Esta segunda proposta de logotipo baseia-se em dois conceitos principais: a simples utilização do acrónimo «UE 50» que, por si só, expressa de forma concisa a ideia de aniversário; é um método comum à tradição filatélica e, em geral, a todo o design gráfico com uma finalidade prática. Porém, o autor acrescentou a este conceito, de alguma forma seco, coloridos caminhos cruzados com a sobreposição dos dois grupos de letras e números. O resultado final é uma composição equilibrada e elegante em que estes caminhos reflectem o acrónimo e transmitem a ideia da Europa como uma confluência de interesses e culturas diferentes.

Lundgren, Jenny (Suécia): 3º prémio - «Comunidade de línguas»

“Comunidade de línguas”

O terceiro projecto de logotipo apresenta igualmente uma síntese gráfica deste ideal da Europa como instituição para a qual cada indivíduo conta. As diferentes línguas são um elemento importante deste caleidoscópio de entidades culturais e históricas. À paleta cinzenta simultaneamente neutra e quente que compõe as palavras «UNIÃO EUROPEIA», o autor sobrepôs sinais diacríticos que representam a coexistência das diferentes culturas na União Europeia. Utilizados deste modo, os sinais diacríticos perdem a sua função original, tornando-se numa parte multicolor da composição gráfica e representando a componente simbólica do logotipo.

Fotografias e vídeos da cerimónia

A cerimónia de entrega dos prémios foi realizada em Bruxelas, em 17 de Outubro de 2006. Os prémios foram apresentados pela vice-presidente da Comissão Europeia Margot Wallström e pelo vice-presidente do Parlamento Europeu Alejo Vidal-Quadras, que também co-presidiram ao júri final. Assistiram à cerimónia os dez finalistas pré-seleccionados, bem como jornalistas de toda a Europa e representantes das instituições da União Europeia.

Fotografias da cerimónia

Vídeo da cerimónia (versão integral) 37'14"

Vídeo da cerimónia (versão curta) 02'36"

Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisar | Contacto | Topo