Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisa | Contacto
Comemorar a Europa ! - 50 anos do Tratado de RomaIgnorar a barra de selecção das línguas (tecla de atalho=2) 01/02/2008
EUROPA > 50 anos > Notícias e Média > Temas

Europeus em movimento

Europeus em movimento

23/02/07

 Com cada vez mais gente a circular livremente entre os países da União Europeia, a oportunidade de viver e trabalhar no estrangeiro tornou‑se uma realidade para muitos europeus. Desde o acordo que primeiro aboliu as fronteiras internas em 1985, a Comissão Europeia tem vindo a trabalhar para ajudar as pessoas a fazerem-no com mais facilidade.

A livre circulação e a mobilidade profissional são fundamentais para a União Europeia. Os europeus podem agora viajar pela maior parte dos países da União Europeia sem a necessidade de passaporte e podem viver em muitos países europeus gozando dos mesmos direitos English que os cidadãos do país de acolhimento.

"Trabalhar noutro país europeu dá às pessoas a oportunidade de aprenderem uma nova língua, descobrirem uma nova cultura e adquirirem novas qualificações profissionais", afirma Vladimír Špidla, Comissário para o emprego.

A fim de sensibilizar melhor as pessoas para as oportunidades oferecidas pela livre circulação, a Comissão lançou no ano passado o "Ano Europeu da Mobilidade dos Trabalhadores". Ao longo de 2006, foram lançadas várias iniciativas em toda a Europa. Um exemplo é o novo portal EURES, que contém mais de um milhão de ofertas de emprego em toda a União Europeia. A União Europeia desenvolveu igualmente uma série de conteúdos multimédia que fornecem informações práticas para jovens, trabalhadores, homens de negócios e viajantes na União Europeia.

Actualmente, os princípios de Schengen English (nome da cidade luxemburguesa onde foi assinado o primeiro acordo) são integralmente aplicados por 13 países da União Europeia. Algumas restrições temporárias limitam ainda a circulação de trabalhadores dos países que aderiram à União Europeia em 2004 e 2007. Estas restrições foram impostas por um período máximo de sete anos, mas na maior parte da União Europeia serão provavelmente levantadas mais cedo.

Ligações úteis:

A Vossa Europa (portal em linha dos serviços públicos europeus e nacionais)

Ploteus (Portal sobre as Oportunidades de Aprendizagem no Espaço Europeu)

Viajar na Europa

Fontes de informação

Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisa | Contacto | Topo da página