Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisa | Contacto
Comemorar a Europa ! - 50 anos do Tratado de RomaIgnorar a barra de selecção das línguas (tecla de atalho=2) 01/02/2008
EUROPA > 50 anos > Notícias e Média > Artigos

Declaração de Berlim assinala 50 anos da União Europeia

Declaração de Berlim assinala 50 anos da União Europeia
Da esquerda para a direita: o Ministro das Finanças alemão, Peer Steinbrück, o Presidente da Comissão, José Manuel Durão Barroso, a Chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente do Parlamento Europeu, Hans-Gert Pöttering, durante um encontro informal em Berlim.

26/03/07

«Na União Europeia, tornamos realidade os nossos ideais comuns […]», lê se na Declaração de Berlim. Assinada pelos líderes europeus reunidos em Berlim para comemorar os 50 anos do Tratado de Roma, a Declaração reafirma os valores comuns europeus e uma visão ambiciosa para o futuro da Europa.

A Declaração de Berlim, adoptada a 25 de Março, corrobora os valores comuns europeus, nomeadamente o respeito pela dignidade humana, a tolerância e a igualdade de oportunidades. O papel do mercado único e do euro foram também sublinhados, uma vez que permitem à União Europeia moldar de acordo com os valores europeus a crescente interpenetração das economias no Mundo e a concorrência cada vez mais intensa que caracteriza os mercados internacionais.

O modelo europeu conjuga sucesso económico e responsabilidade social, lê se ainda na Declaração. Antes da criação da União Europeia, a história da Europa foi marcada por guerras e divisões que contrastam com a estabilidade e o crescimento económico de hoje.

O Presidente Durão Barroso enalteceu as conquistas da União Europeia dos últimos 50 anos: «Paz, liberdade e prosperidade são conquistas que vão muito além dos sonhos, mesmo dos mais optimistas pais fundadores da Europa.»

Contudo, não devemos ficar por aqui. A União Europeia tem de continuar a evoluir e a inovar o modelo político europeu. «Imobilismo equivale a regressão», declarou a Chanceler alemã Angela Merkel.

Contudo, relativamente à questão espinhosa da Constituição Europeia, a Declaração de Berlim mostra se prudente: «Por isso nos une hoje, […], o objectivo de, até às eleições para o Parlamento Europeu de 2009, dotar a União Europeia de uma base comum e renovada.»

«Conjugando os nossos esforços, nós europeus poderemos vencer os novos grandes desafios e encarar com confiança os futuros aniversários», afirmou Angela Merkel.

Ler Declaração de Berlim (versão integral)

Ver conferência de imprensa

Vídeo com extractos da cerimónia (04:35)

Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisa | Contacto | Topo da página