Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisa | Contacto
Comemorar a Europa ! - 50 anos do Tratado de RomaIgnorar a barra de selecção das línguas (tecla de atalho=2) 01/02/2008
EUROPA > 50 anos > Notícias e Média > Artigos

União Europeia e UEFA juntas para comemorar a Europa

União Europeia e UEFA juntas para comemorar a Europa
David Beckham (imagem cedida pelo Manchester United Football Club, proprietário dos direitos de autor)

15/02/07

Em 13 de Março de 2007, a União Europeia festejará os seus 50 anos com um jogo de futebol organizado pelo Manchester United. A escolha do desporto rei para comemorar este acontecimento não é inocente:  a construção europeia e o futebol têm uma história comum que não se resume a acasos ou coincidências do calendário.

Por ocasião dos 50 anos da União Europeia, uma das mais prestigiosas catedrais do futebol moderno, o estádio Old Trafford, acolhe um jogo de gala (EN) que opõe o Manchester United (EN) à Europa XI, uma equipa que reúne os melhores jogadores europeus do momento. As receitas revertem na sua totalidade a favor da fundação do clube (EN). Durão Barroso, Presidente da Comissão Europeia, congratulou-se com o acontecimento: "Este jogo é uma óptima maneira de assinalar os 50 anos da criação da União Europeia. O futebol é um desporto fantástico, que mobiliza os europeus de forma inigualável e os faz partilhar uma paixão e uma linguagem comuns."

A equipa europeia será dirigida pelo italiano Marcello Lippi, treinador da equipa vencedora do último Mundial. Está, desde já, confirmada a presença de três grandes jogadores no terreno: David Beckham do Real Madrid e Steven Gerrard e Jamie Carragher do Liverpool FC.

Em 13 de Março de 1957, o Manchester United foi o primeiro clube inglês da história da UEFA (União das Associações Europeias de Futebol) a participar numa competição europeia. Alguns dias mais tarde, em 25 de Março, eram assinados os tratados de Roma, que marcaram o início das Comunidades Europeias.

Símbolos de uma história que começou em simultâneo, estes acontecimentos lançaram as sementes de dois destinos que, sem quase nunca se cruzarem, contribuíram para o nascimento de um sentimento europeu.

Desde a década de 50, tal como a União Europeia, a Europa do futebol evoluiu, cresceu e eliminou as fronteiras. Há 50 anos o futebol representava, acima de tudo, o país. Hoje, também representa a Europa. Nos quatro cantos do continente, vibra‑se com o campeonato italiano, espanhol ou inglês. Todos os estádios europeus são palco de uma mistura permanente de nacionalidades, tanto do lado dos profissionais, como dos espectadores. Como o futebol, a construção europeia sob todas as suas formas será sempre orientada por um ideal de unidade, diversidade e mobilidade.

Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisa | Contacto | Topo da página